segunda-feira, 31 de março de 2025

TECNOLOGIA EDUCACIONAL - SEMANA 31 DE MARÇO A 04 DE ABRIL

 1º ANO

HABILIDADE: 

  • EF01CO03: REORGANIZAR E CRIAR SEQUÊNCIAS DE PASSOS EM MEIOS FÍSICOS OU DIGITAIS, RELACIONANDO ESSAS SEQUÊNCIAS À PALAVRA "ALGORITMOS"
OBJETO DE CONHECIMENTO: CONCEITUAÇÃO DE ALGORITMOS

ATIVIDADE DESPLUGADA: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E BRINCADEIRA COM LEGOS

  • HISTÓRIA: 

E SE EU FOSSE UM LEGO?

Era uma vez um menino chamado Lucas, que adorava brincar com seus blocos de LEGO. Ele construía casas, castelos e até naves espaciais! Mas um dia, enquanto organizava suas pecinhas, ele pensou:

— E se eu fosse um LEGO?

De repente, PUF! Lucas sentiu seu corpo ficando quadrado e colorido. Suas mãos viraram encaixes redondos e seus pés se prenderam no chão como bloquinhos!

Ele olhou ao redor e percebeu que estava em uma cidade feita inteirinha de LEGO. As ruas eram de pecinhas azuis, os prédios coloridos e até os carros eram de montar!

Lucas começou a explorar e encontrou outros bonequinhos de LEGO. Havia um bombeiro, uma astronauta e até um cachorro feito de pecinhas!

— Bem-vindo à Cidade dos Blocos! — disse a astronauta.

— Aqui todo mundo se ajuda e trabalha junto para construir coisas incríveis! — completou o bombeiro.

Lucas ficou animado e começou a ajudar. Ele construiu uma ponte para os carrinhos passarem e um parquinho para as crianças-lego brincarem. Mas, de repente, um vento forte soprou e algumas peças se soltaram!

— Precisamos consertar tudo! — gritou Lucas.

Todos os bloquinhos se juntaram e, trabalhando em equipe, reconstruíram a cidade ainda mais bonita!

Depois de um dia cheio de aventuras, Lucas sentiu um brilho ao seu redor e... PUF! Ele voltou ao seu quarto.

Olhou para os seus brinquedos e sorriu:

— Aprendi que, assim como os blocos de LEGO, quando trabalhamos juntos, conseguimos construir coisas incríveis!

E, desde então, Lucas nunca mais brincou sozinho. Ele sempre chamava seus amigos para juntos montarem, criarem e se divertirem!

  • DEPOIS DE LER E OUVIR A HISTÓRIA VAMOS COLOCAR A MÃO NA MASSA!!
  • EM GRUPOS, VAMOS CRIAR UMA CIDADE DE BLOCOS COMO A DO LUCAS USANDO LEGOS, VOCÊS PODEM FAZER CASAS, PRÉDIOS, CARROS, AVIÕES E MUITAS OUTRAS COISAS É SÓ USAR A IMAGINAÇÃO.

 ATIVIDADES PLUGADAS:

  • DIVIRTA-SE E MONTE VÁRIOS BRINQUEDOS USANDO LEGOS


 2º ANO

HABILIDADE: 

  • EF02CO02: CRIAR E SIMULAR ALGORITMOS REPRESETADOS EM LINGUAGEM ORAL, ESCRITA OU PICTOGRÁFICA, CONSTRUÍDOS COM SEQUÊNCIAS COM REPETIÇÕES SIMPLES (ITERAÇÕES DEFINIDAS) COM BASE EM INSTRUÇÕES PREESTABELECIDAS OU CRIADAS, ANALISANDO COMO A PRECISÃO DA INSTRUÇÃO IMPACTA NA EXECUÇÃO DO ALGORITMO.
OBJETO DE CONHECIMENTO: ALGORITMOS COM REPETIÇÕES SIMPLES

ATIVIDADE DESPLUGADA: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E BRINCADEIRA COM LEGOS

  • HISTÓRIA: 

E SE EU FOSSE UM LEGO?

Era uma vez um menino chamado Lucas, que adorava brincar com seus blocos de LEGO. Ele construía casas, castelos e até naves espaciais! Mas um dia, enquanto organizava suas pecinhas, ele pensou:

— E se eu fosse um LEGO?

De repente, PUF! Lucas sentiu seu corpo ficando quadrado e colorido. Suas mãos viraram encaixes redondos e seus pés se prenderam no chão como bloquinhos!

Ele olhou ao redor e percebeu que estava em uma cidade feita inteirinha de LEGO. As ruas eram de pecinhas azuis, os prédios coloridos e até os carros eram de montar!

Lucas começou a explorar e encontrou outros bonequinhos de LEGO. Havia um bombeiro, uma astronauta e até um cachorro feito de pecinhas!

— Bem-vindo à Cidade dos Blocos! — disse a astronauta.

— Aqui todo mundo se ajuda e trabalha junto para construir coisas incríveis! — completou o bombeiro.

Lucas ficou animado e começou a ajudar. Ele construiu uma ponte para os carrinhos passarem e um parquinho para as crianças-lego brincarem. Mas, de repente, um vento forte soprou e algumas peças se soltaram!

— Precisamos consertar tudo! — gritou Lucas.

Todos os bloquinhos se juntaram e, trabalhando em equipe, reconstruíram a cidade ainda mais bonita!

Depois de um dia cheio de aventuras, Lucas sentiu um brilho ao seu redor e... PUF! Ele voltou ao seu quarto.

Olhou para os seus brinquedos e sorriu:

— Aprendi que, assim como os blocos de LEGO, quando trabalhamos juntos, conseguimos construir coisas incríveis!

E, desde então, Lucas nunca mais brincou sozinho. Ele sempre chamava seus amigos para juntos montarem, criarem e se divertirem!

  • DEPOIS DE LER E OUVIR A HISTÓRIA VAMOS COLOCAR A MÃO NA MASSA!!
  • EM GRUPOS, VAMOS CRIAR UMA CIDADE DE BLOCOS COMO A DO LUCAS USANDO LEGOS, VOCÊS PODEM FAZER CASAS, PRÉDIOS, CARROS, AVIÕES E MUITAS OUTRAS COISAS É SÓ USAR A IMAGINAÇÃO.

 ATIVIDADES PLUGADAS:

  • DIVIRTA-SE E MONTE A SUA CIDADE DE BLOCOS


3º ANO

HABILIDADE: 

  • EF03CO01: ASSOCIAR  OS VALORES "VERDADEIRO E "FALSO" A SENTENÇAS LÓGICAS QUE DIZEM RESPEITO A SITUAÇÕES DO DIA A DIA, FAZENDO USO DE TERMOS QUE INDICAM NEGAÇÃO.
OBJETO DE CONHECIMENTO: LÓGICA COMPUTACIONAL

ATIVIDADE PLUGADA:

  • 3º A
- CLIQUE NO LINK PARA ENTRAR NO KAHOOT! DEPOIS, SIGA AS ORIENTAÇÕES DA PROFESSORA PARA REALIZARMOS O QUIZ. BOA COMPETIÇÃO!


4º ANO

HABILIDADE: 

  • EF04CO05: CODIFICAR DIFERENTES INFORMAÇÕES PARA REPRESENTAÇÃO EM COMPUTADOR (BINÁRIA, ASCII, ATRIBUTOS DE PIXEL, COMO RGB ETC.).
OBJETO DE CONHECIMENTO: CODIFICAÇÃO DA INFORMAÇÃO

ATIVIDADE PLUGADA: DESENHANDO COM PIXELS


ATIVIDADE DESPLUGADA: 
  • EM UMA FOLHA DO CADERNO DE MATEMÁTICA TENTE REPRODUZIR O DESENHO QUE VOCÊ FEZ NO JOGO ANTERIOR, SEGUINDO CORRETAMENTE AS LINHAS DE QUADRADINHOS.
OUTRAS OPÇÕES PLUGADAS: 




5º ANO

HABILIDADE: 

  • EF05CO05: IDENTIFICAR OS COMPONENTES PRINCIPAIS DE UM COMPUTADOR (DISPOSITIVOS DE ENTRADA/SAÍDA, PROCESSADORES E ARMAZENAMENTO) 
OBJETO DE CONHECIMENTO: ARQUITETURA DE COMPUTADORES

ATIVIDADES PLUGADAS:

  • VAMOS ASSISTIR OS VÍDEOS A SEGUIR SOBRE O ASSUNTO DE HOJE E DEPOIS VAMOS ANALISAR AS PARTES DE ENTRADA E SAÍDA MANUSEANDO-AS:


  • REALIZE AS ATIVIDADES A SEGUIR:












Nenhum comentário:

Postar um comentário

  SITE DA ESCOLA MANOEL                                    A PARTIR DE 16 DE JUNHO, NOSSAS AULAS NÃO ESTARÃO MAIS VISÍVEIS AQUI NO BLOG DA E...